O tumor no cérebro, também conhecido como câncer cerebral é o décimo tipo de doença mais frequente, que pode atingir tanto homens quanto mulheres. Segundo os dados divulgados pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer, estima-se que houve cerca de 11 mil pessoas diagnosticadas com a doença somente em 2019.

O câncer pode trazer graves consequências à pessoa, podendo até deixar o paciente dependente. De acordo com oncologista Francis de Oliveira Alves, do Instituo de Oncologia, é importante ficar muito atento aos sintomas do tumor, para que assim possa ser identificado a doença e o tratamento ser iniciado.
“O cérebro é um órgão do corpo humano que fica na calota craniana, que basicamente é um osso. Isso significa que quando o tumor está crescendo, ele acaba comprimindo a estrutura e isso irá gerar sintomas”, alegou o especialista.
Mas quais são os sintomas? É isso que iremos lhe mostrar hoje. Confira:
– Crise convulsiva
– Dores de cabeça
– Formigamento no braço ou na perna, podendo causar também a dormência do membro.
– Vômitos e náuseas
– Dificuldades para se manter de pé
– Algum tipo de alteração na coordenação motora do corpo.

O tratamento para tratar o câncer de cérebro é uma cirurgia. Durante a operação, o neurocirurgião irá tirar o máximo do tumor, para que assim se evite sequelas. Há casos que somente a cirurgia não é o suficiente e o paciente terá que realizar sessões de radioterapia e quimioterapia.