“Escute a ciência” foi com estas poucas palavras que a ativista sueca, Greta Thunberg, respondeu quando a perguntaram se ela tinha uma mensagem para passar ao atual presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido).
Poucas palavras, porém, carregadas por um forte recado.
Alvo de uma grande pressão internacional, Bolsonaro se tornou um dos nomes mais citados em manifestações pelo clima no mundo inteiro.
Mas, não como um exemplo bom, quase sempre, como um exemplo a não ser seguido.
Pois sua posição sobre a Amazônia e sobre as mudanças climáticas se transformaram em uma imagem negligente aos milhares de jovens que optaram por tomar as ruas de diversas cidades pelo mundo no último ano.
O apelo da ativista, Greta Thunberg, ao presidente brasileiro foi bem simples, apenas tomar decisões políticas com base nos resultados de anos de pesquisas da ciência e que tem demonstrado que o planeta vive em um momento decisivo.
Nesta sexta-feira (17/01/2020), um grupo de ativistas como Greta percorreram a cidade de Lausanne, fazendo uma manifestação que reuniu cerca de 10 mil jovens em defesa do clima.
Às vésperas de seu desembarque em Davos, na semana que vem para falar com a Elite Mundial, ela usou o seu primeiro evento na Suíça para mostrar a força de sua mobilização.
Não escondendo sua repudia aos líderes internacionais, dos quais muitos não escondem ser inteligentes diante de seu discurso.
E aí, o que você achou deste texto? Não se esqueça de comentar e de compartilhar ele com os seus amigos!