Este tipo de fungo consegue consumir uma parte do corpo do seu hospedeiro.
Uma equipe de cientistas dos Estados Unidos da América conseguiram descobrir que uma população de cigarras vem sendo contaminada por um fungo parasita que consegue controlar elas e fazer com que contaminem outras cigarras. As espécies contaminadas receberam o título de “cigarras zumbis”.

As cigarras que foram contaminadas ficam sob domínio da Massopora, espécie de fungo com substâncias químicas parecidas com às que encontramos em cogumelos alucinógenos.
Logo após contaminar o hospedeiro, o fungo percorre pelos órgãos genitais, indo da bunda até o abdômen das vítimas. Estas partes são substituídas por esporos que servem para espalhar o fungo.

Os insetos contaminados pelo fungo chegaram a ser descobertas em junho deste ano por cientistas da Universidade de West Virginia.
Até o momento, foram descobertas 3 populações distintas que chegaram a ter contato com o fungo parasita.
Porém, como as cigarras possuem um ciclo de vida que pode chegar a 17 anos, porém conseguem viver no subsolo por quase 10 anos, os cientistas acreditam que vai ser muito complicado analisar como fungo funciona em suas vítimas.
Existem mais de 1500 espécies de cigarras conhecidas pela ciência até o momento e seu ciclo de vida chama a atenção de pesquisadores.