O Irã não irá entregar as caixas-pretas do avião ucraniano que caiu hoje (08/01/2020), logo após decolar do aeroporto de Teerã. A fabricante de aviões da Boeing disse ao chefe da agência de aviação civil iraniana, Ali Abedzadeh.
A aeronave estava transportando 176 pessoas. e Infelizmente não há sobreviventes.
A queda do Boeing 737 da Ukraine Internacional Airlines aconteceu horas após o Irã ter lançado pelo menos 12 mísseis contra duas bases que abrigam tropas norte-americanas no Iraque.
A ação foi uma resposta ao assassinato do general iraniano Qassem Suleimani, que foi morto por um drone dirigido pelos Estados Unidos na semana passada.
Porém, ainda não se sabe se a queda do avião tem relação com a tensão entre o Irã e os Estados Unidos, que vem se intensificando desde o assassinato do general.
Abedzadeh afirmou ainda que não está claro para qual país o Irã enviará as caixas-pretas para que seus dados possam ser analisados.
No entanto, segundo o porta-voz da agência, as duas caixas-pretas do avião foram encontradas pelas equipes de busca e resgate nesta tarde.
O Chefe da Força Revolucionária da Guarda Quds do Irã Suleimane era considerado um dos homens mais importantes do país. Além dele, ao menos outras sete pessoas morreram no ataque.