No ano de 2017, veio à público nos EUA a existência de uma seita sexual que era envolvida com celebridades, incluindo a estrela da série Smallville, Allison Mack, que foi apontada como líder da seita. Esse grupo permaneceu escondido através do grupo de autoajuda NXIVM, que aterrorizava os membros, através de ameaças com dados pessoais caso saíssem da seita.
O grupo foi fundado por Keith Raniere e comanda pela atriz Allison Mack, a organização chegou a promover torturas contra as mulheres da seita, marcando suas peles, realizando punições físicas e chegando até mesmo de privá-las de se alimentar. Quando foi revelado a existência deste grupo, os detalhes chocaram a todos.
E mais detalhes desse lado oculto da NXIVM vão ser contados em The Vow, novo seriado documental da HBO, que já teve seu prólogo transmitido no domingo.
A série terá 9 episódios, e começou a ser produzida em 2017 mesmo, logo depois da revelação da seita sexual, a série revela a história e o funcionamento da seita, seguindo a tentativa de diversos membros de se retirar da NXIVM, como a musa Beru Lars, que integrou o elenco da saga Star Wars.

O grupo mantinha escravas, que pertenciam aos integrantes mais leais a seita, e que eram marcadas com as iniciais dos criadores A e K, os criadores do grupo foram julgados e condenados no ano de 2019.